observação participante
Trabalho de campo e
Observação participante em
Antropologia
O problema
• Observação participante – É o envolvimento direto que o investigador de campo tem com um grupo social que estuda, dentro dos parâmetros das próprias normas do grupo.
• Trabalho de campo – É um processo que envolve mais aspetos da conduta social, dentro dos quais o comportamento manifesto é observado.
A observação participante é pontual, o trabalho de campo é envolvente. Necessidade histórica participante Embora se tenha dito que é a tradição individualista anglo-saxónica que inaugura a pratica do trabalho de campo com observação participante, que a escola culturalista americana veio a seguir e só mais tarde os filósofos franceses, já antes os alemães lá tinham andado. O talento especulativo aplicado ao relativismo cultural tem como objetivo estudar as próprias
formas culturais do investigador, e a sua evolução.
Ao longo do texto de Junod nota-se exclamações a cerca de como os selvagens não parecem tão selvagens se for observada a sua estrutura de aliança matrimonial. Nos estudos sobre os Australianos Maori, Massim, realizados a partir dos gabinetes de Durkheim, Freud e Mauss, todos apontam para uma questão: “como é que nós éramos quando não éramos o que hoje somos”. Spencer procura na comparação social os elementos sociológicos diversas etnias.
do
comportamento
diferente
das
Os europeus, durante trezentos anos, tentam perceber como é que são, pensão e agem; e assumir a sua nova sociedade dita igualitária, livre e fraterna.
As perguntas feitas dizem respeito ao paradigma perdido do conhecimento: a mente, Deus, a lei natural e aos novos problemas a família nuclear, o casamento e a reprodução.
O que leva o polaco – austríaco inglês Bronislaw
Malinowski dito o primeiro investigador de campo com observação participante, é a questão se a família nuclear é ou não universal.
O conjunto de conhecimento