Observação Participante
Conclusão Observação Participante
Tinha como objectivo de pesquisa conhecer o quotidiano nocturno de um espaço urbano, que é uma mercearia em santos, lisboa. Mercearia essa, que apresenta um grande número de características únicas que fazem dele um ponto de atracção de um público jovem, dos dois géneros, que se reuni nas proximidades da mercearia, como ponto de encontro para antes partirem para outros espaços urbanos da vida nocturna. A ideia da observação participante, é tentar conhecer os desenvolvimentos nocturnos daquele espaço, perceber como os jovens se relacionam com aquele espaço urbano e entre eles, se existe algum processo de identificação com o espaço, e tentar entender a dicotomia do espaço entre dia/noite.
Quando parti para o espaço já saberia mais ou menos ou que iria encontrar no espaço, já o conhecia, mas penso que seria importante olhar o espaço com um olhar antropólogo, e saberia que as conclusões dessa perspectiva iriam ser completamente diferente das anteriores.
Parti para o terreno sem saber muito bem o que anotar e como anotar, apenas fui como o meu bloco de notas e tentar improvisar no terreno, com isto não quero dizer que não tinha objectivos de pesquisa, mas sim um planeamento geral do que ia fazer em concreto no campo, a ideia era simples entrar no espaço e escrever o que achasse importante.
As conclusões da observação, são relativamente surpreendentes para mim, primeiro porque os jovens parecem não terem nenhum processo identitário com o espaço, é apenas um espaço urbano que se reagrupam, não existe nenhuma comunicação identitária entre os grupos de jovens e o espaço. Para que haja esse tipo de identificação era preciso um sentimento de pertença e singularidade deste espaço para os jovens. E isso não existe no discurso destes jovens, acaba por ser um espaço de todos. Outra conclusão deste espaço é a grande diversidade grupal que existe no espaço, num espaço tao pequeno