Crescimento e desenvolvimento motor
Muitos reflexos estão relacionados a sobrevivência do bebe
Os reflexos são a primeira fonte de movimento humano e fornecem dicas interessantes sobre o processo de desenvolvimento.
Do 4º de vida fetal ao 4º mês de vida os movimentos são todos reflexos : reações involuntárias, que resultam de mudanças na estimação exercício pela pressão, visão som e tato.
Reflexo de alimentação: os bebes sentem a necessidade de se alimentar, através disso esse movimento dura apenas alguns meses até que o bebe aprende de onde vem a comida que ingere e já sabe antecipar a sua hora
O reflexo de sucção: quando colocamos algo na boca do bebe, este tende imediatamente a chupar. Isso acontece mesmo que não tenha fome pois é um reflexo que poderá durar também alguns meses até que o bebe consiga associar a mamada e satisfação da fome.
Reflexo de preenssão: tendem a agarrar tudo que é colocado próximo a mão ou na sola do pé, esse movimento tende a desaparecer ao longo do primeiro ano de vida.
Reflexo Tonico do pescoço:produz quando a criança fica com a cabeça em posição supina se vira para um lado. O braço do lado para o qual a criança dirige olhar estende-se com a mão parcialmente aberta,enquanto o braço do lado contrario se flexiona e se aperta o punho fortemente.
Reflexo de marcha: ao colocar um bebe de pé em cima de uma mesa ou no chão, logo a partir do quarto dia, ele tem tendência para se tentar firmar nas pernas e dar alguns passos.
Reflexo de moro: é o reflexo de quando o bebe se assusta ou quando pensa que vai cair ou se largado e surge muitas vezes quando os pais colocam o bebe no berço muito depressa, o recém nascido tem tendência para levantar os braços pernas, arqueando as costas e voltando a enrolar - ce novamente,com os dedos esticados como procurando agarra-se geralmente emitindo um pequeno grito; este reflexo tende a desaparecer no terceiro mês de vida. O moro é testado para verificar se o bebe reage adequadamente