Crescimento e Desenvolvimento Motor
CONCEITO: é a contínua alteração no comportamento motor ao longo do ciclo da vida; proporcionada pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente.
EDUCADORES - SEM CONHECIMENTO - Somente podem supor as técnicas educacionais e os procedimentos de intervenção apropriados
EDUCADORES DESENVOLVIMENTISTAS:
Incorporam experiências de aprendizado que são apropriados não somente as idades cronológicas, mas também de maneira mais importante, aos níveis de desenvolvimento dos indivíduos que estão sendo ensinados.
GÊNESE DAS PESQUISAS: PSICOLOGIA;
O estudo do desenvolvimento motor no passado, foi ofuscado pelo interesse nos processos cognitivo e afetivo do desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO MOTOR ESTÁ LIGADO A:
APRENDIZAGEM MOTORA; FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO; PSICOLOGIA SOCIAL; PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTISTA; BIOMECÂNICA
EXIGÊNCIAS FÍSICAS E MOTORAS ESPECÍFICAS DEPENDEM DO:
INDIVÍDUO (FATORES BIOLÓGICOS) ; AMBIENTE (EXPERIENCIAS OU APRENDIZAGEM)
Modelos transacionais: concluem que os fatores relativos à tarefa, ao indivíduo e ao ambiente não são apenas influenciados (interação), mas também podem ser modificados (transformações) um pelo outro.
PESQUISA CIENTÍFICA
O estudo do desenvolvimento motor: deve enfocar não somente o executante hábil em ambiente laboratoriais controlados, mas também deve analisar e documentar o que os indivíduos de todas as idades conseguem fazer, tanto em circunstâncias normais como em circunstâncias ampliadas.
Desenvolvimento: é um processo permanente que se inicia na concepção e cessa somente na morte.
A noção capacidade motora geral foi refutada. A habilidade superior em uma área motora não garante habilidade similar em outras.
Aceito: cada pessoa tem capacidades específicas em cada uma das muitas áreas de desempenho. Vários fatores que envolvem habilidades motoras e desempenho físico interagem de maneiras complexas com o