crescimento e desenvolvimento motor
CRESCIMENTO FÍSICO E DESENVOLVIMENTO MOTOR
professor antonio roberto robles
canoinhas sc
2013
“Os conhecimentos passam a ser harmoniosamente construídos em momentos de participação, de opinião, de” vivência “, de emoções... A qualidade das respostas” erradas “vale mais que a quantidade das respostas certas”.
VYGOTSKY
Introdução
Os organismos são formados por dois processos: a ontogênese (evolução individual) e a filogênese (evolução coletiva, a evolução da espécie). Tudo começa com a formação do ovo ou zigoto (resultado da união do óvulo com o espermatozóide). Este ovo desdobra-se (através fenômeno da multiplicação celular) iniciando a construção de um novo organismo. Esta construção obedece a um plano (código genético) que é hereditário, até chegar ao organismo adulto. Este deve possuir todas as características de sua espécie e para tal é preciso que o meio ambiente, no qual habita, forneça-lhe o ingrediente necessário para executar o projeto inicial.
O entendimento destas mudanças que normalmente ocorrem com a criança, à medida que os anos passam, é um excelente auxílio para o professor; ajuda-o a julgar o comportamento e a tomar de decisão a respeito do que poderia ser ocasionado por algum acontecimento provocado, daquilo que é apenas a expressão do desenvolvimento normal. (Gessel 1985).
O último estágio do processo de crescimento e desenvolvimento é a célula, assim o processo depende da divisão celular.
Existe uma energia, ligada aos fatores intrínsecos do crescimento que torna possível a capacidade de crescer nos organismos jovens, e que deixa de atuar em determinado momento. Parece que estes fatores constituem um “complexo hormonal”