Prova de Biologia celular UEMS
1. Renata estava com três anos quando deu entrada ao pronto socorro do hospital por ter ingerido por acidente uma boa quantidade detergente com aroma de maça. A menina apresentava vomito e mal estar geral . Após ter cido medida ficou em observação tomando um soro composto de agua, aminoácidos e monossacarídeos. Baseado nisso responda as questões abaixo:
a) O detergente ao passar pelo sistema digestório da criança chega as células mas ainda tem que vencer a barreira da membrana plasmática, desta forma, como você pode explicar o modelo de membrana mosaico fluido e porque se diz que a membrana é fluida.
b) Na membrana plasmática das células existem varias especializações como, por exemplo, as junções comunicantes ou tipo Gap, explique como é formada essa estrutura e qual a sua função?
c) O detergente vai estar sendo levado para o interior da célula por difusão e sai da célula por transporte ativo, explique como é esse processo?
d) O soro injetado nas veias de Renata chega aos rins e células renais, que apresentam adaptações denominadas de microvilosidades, assim, responda, o que são essas microvilosidades e qual sua função?
e) As células renais de Renata absorvem o soro com rapidez e para isso necessitam de muitas mitocôndrias que se alimentam na porção basal das células devido a sua proximidade com os capilares sanguíneos isso acontece com a ajuda do citoesqueleto celular.Assim, responda o que é citoesqueleto e qual a função dos microtubulos?
f) Os aminoácidos e monossacarídeos do soro entram para o interior da célula por pinocitose e precisam se dirigir ao reticulo endoplasmático rugoso e mitocôndrias respectivamente Porque isso acontece?
g) Os resíduos do detergente vao ate os hepatócitos (células do fígado) e se ligam aos transportes ABC, porque isso acontece?
h) Qual a interação entre o Reticulo Endoplasmatico Rugoso, Complexo de Golgi e Lisossomos neste caso especifico?
i) Ao final do tratamento Renata já se encontra