Umbanda
RESUMO
A Umbanda é uma religião brasileira marcada pelo sincretismo religioso, pois mistura elementos de várias religiões e culturas. Na umbanda é possível notar referências ao catolicismo, ao espiritismo, às religiões afro-brasileiras e à religiosidade indígena.A palavra umbanda significa "sacerdote" ou "curandeiro". A religião foi fundada por Zélio Fernandino de Moraes, com a ajuda espiritual de seu guia, o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Essa religião teria surgido por volta de 1908 nos terreiros.Em 1939, a religião ganha sua Federação Espírita de Umbanda, formalizando-se como vertente religiosa do Brasil. Em 1945, o Congresso Nacional legalizou a prática da umbanda.A umbanda prega fundamentalmente a existência de uma fonte criadora universal, o Deus chamado Zambi. Os adeptos da religião devem obedecer aos ensinamentos dos valores humanos, como a fraternidade, a caridade e o respeito ao próximo.Nas casas de umbanda acontecem o culto aos orixás e aos elementos da natureza. Nos rituais vê-se a manifestação de guias, ou espíritos, que incorporam os médiuns para realizar seus trabalhos. Para a umbanda, os orixás são manifestações de Deus.
Em resumo, a umbanda é uma junção de elementos africanos, indígenas, católicos e espíritas, que prega a existência pacífica e o respeito ao ser humano, à natureza e a Deus.O principal ensinamento da umbanda é: "Dê de graça, o que de graça recebestes: com amor, humildade, caridade e fé".
A gênese do universo segundo a Umbanda
Segundo a corrente popular, a Gênese começou quando alguns espíritos que habitavam o Reino da Alma, manifestaram o desejo de dar forma ao seu estado sutil. Este desejo, considerado como desobediência ap processo evolutivo normal, facilitou a descida desses espíritos - em que nós estamos incluídos - do reino do Espírito (puro em relação a sua constituição sutil) para o