RELATORIOS SOBRTE PILHAS GALVANICAS
1959 palavras
8 páginas
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (ITEP)Campus: CT MODA - CARUARU
Curso: Tec. em Química
CÉLULAS GALVÂNICAS OU PILHAS
Professor: Marcondes Barreto Aluna: Leiliane Macena
OBJETIVOS Entender o estudo da eletroquímica, que é a relação entre energia elétrica e as transformações químicas; Aplicar os princípios básicos da eletroquímica; Entender o funcionamento de uma célula galvânica.
INTRODUÇÃO A Eletroquímica é um ramo da química que estuda todas as reações e fenômenos químicos entre que se relacionam os elementos químicos e as substâncias químicas, em relação ao uso da energia elétrica. Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois pólos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
Células galvânicas ou pilhas Tomemos como exemplo uma lâmina de zinco imersa em uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4). Imediatamente após a imersão temos o ataque na superfície da lâmina pelos íons H+ através da seguinte reação espontânea:
Zn(s) + H2SO4 → ZnSO4 + H2 O ataque ocorre porque os íons H+ presentes na solução têm mais afinidade por elétrons que os átomos de Zn presentes na lâmina, desta maneira o H+ rouba os elétrons do Zn. A reação apresentada acima pode ser escrita sob a forma de duas semi-reações,