CONCILIA
Conciliação bancária é a simples conferência das contas bancárias, a conferência é através de extratos bacários entre o controle financeiro interno da empresa, o sistema utilizado por exemplo. A conciliação bancária é de enorme importância para a saúde financeira de uma entidade, os saldos devem estar sempre em conformidade pois através dos saldos bancários demonstrados pela contabilidade os administradores tomarão decisões estratégicas para o negócio.
Reconhecendo a grande importância de um bom controle das movimentações financeira de uma empresa na contabilidade, é ideal montar uma rotina para que erros sejam corrigidos e evitados, vendo que isso é uma informação transmitida através de relatórios contábeis para os administradores, com isso é indicado:
– Lançar as movimentações diariamente:
O controle deve ser feito diariamente, para todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando todas as contas bancárias envolvidas.
Exemplos de movimentações financeiras: tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de empréstimos do banco, pagamento de salários dos funcionários, impostos, etc.
– Verificar saldo no extrato bancário:
Conferir se os saldos inicial e final do controle interno e os saldos no extrato bancário são iguais.
– Conferir detalhes dos lançamentos:
Verificar se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos.
– Se houver diferenças nos lançamentos, corrigir:
Verificar as divergências de valores ou a falta dos mesmos, procurando saber aonde isto ocorreu. Em seguida, corrigir as diferenças no controle interno, para que todos os lançamentos estejam refletidos e o saldo esteja idêntico. Antes de qualquer inclusão, alteração ou exclusão é necessário verificar a veracidade da informação.
Abaixo alguns exemplos de lançamentos contábeis a fim de ajustes para conciliação bancária.
Quando um cheque é utilizado como forma de