jean piaget
ANIZIA BORGES
CECÍLIA FERRUGEM
SELMA WANDERLEY
VILMA ATAIDES
GRANDES EDUCADORES
JEAN PIAGET
TRABALHO APRESENTADO COMOREQUISITO AVALIATIVO DA DISCIPLINA HISTORIA DA EDUCAÇÃO 1° SEMESTRE NOTURNO.
BRASÍLIA
2015
INTRODUCÃO
O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento. Por mais que estudemos e nos esforcemos para compreender o comportamento humano e seu desenvolvimento, ele sempre reserva surpresas e imprevistos. A singularidade do ser humano que foge a padrões pré-estabelecidos é que produz o avanço, o progresso e a mudança. Apesar das diferenças e das incertezas que marcam o desenvolvimento humano, alguns pesquisadores estabeleceram fases de desenvolvimento, as quais obedecem a uma certa sequência, válida para todos. Agora vamos conhecer um pouco sobre as teorias do estudioso Jean Piaget, que tenta nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos.
BIOGRAFIA
JEAN PIAGET (09/08/1896 - 17/09/1980)
VIDA E OBRA
Jean Piaget nasceu na Suíça, em 1896, numa família rica e culta. Era filho de Arthur Piaget e Rebecca Suzane. Aos sete anos já se interessava por estudos científicos. Piaget vive sua infância e adolescência em Neuchâtel onde, aos onze anos de idade publica o primeiro relato sobre um pardal albino.
Biólogo de formação, estudou Filosofia e doutorou-se em Ciências Naturais aos 22 anos.
Aos 23 anos, mudou-se para Zurique, onde começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental.
Jean Piaget se casou com Valentine Châtenay, em 1924 tendo então, três filhas - Jaqueline, Lucienne e Laurent. Com a ajuda da esposa, Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo. Ele acompanhou a infância das três filhas que foram uma das grandes fontes do trabalho de observação do que chamou de "ajustamento progressivo do saber".
Até o fim da