Jean piaget
Nascido em 1896, Jean Piaget, foi um renomeado psicólogo e filósofo, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil.
Durante décadas, Jean Piaget conduziu um trabalho para entender como a criança passa de um conhecimento mais simples a outro mais complexo. Ao observar exaustivamente como os pequenos comparavam, classificavam, ordenavam e relacionavam diferentes objetos, ele compreendeu que a inteligência se desenvolve por um processo de sucessivas fases. Desde o nascimento, as pessoas começam a realizar um processo contínuo de construção de conhecimento, alcançando níveis cada vez mais avançados. Construídas passo a passo, as estruturas cognitivas são condições prévias para a elaboração de outras mais complexas. Ao agir sobre um novo objeto ou situação que entre em conflito com as capacidades já existentes, as pessoas fazem um esforço de modificação para que suas estruturas compreendam a novidade. Cada pessoa apresenta estruturas cognitivas qualitativamente diferentes. Cada uma dessas estruturas representa um estágio de desenvolvimento psicológico que, apesar das características que lhe são peculiares, apresenta traços do estágio que o precedeu e prepara o indivíduo para o estágio seguinte. Distinguem-se quatro estágios no desenvolvimento lógico. * O estágio sensório-motor (0 a 2 anos): Quando a criança tem inteligência essencialmente prática .
* Pré-operatório (2 a 7 anos): Fase que se desenvolve a linguagem, centralizando-se em sua própria realidade.
* Operações concretas (7 a 12 anos): Capacidade de coordenar ideias, trabalhar em grupo.
* Operações formais (12 a 15 anos): Consegue pensar em cima de hipóteses, imaginação, suposições. É uma fase conflitiva, aonde o adolescente deseja desgarrar-se dos adultos, porém não existem condições e estrutura para tal.