Jean piaget
Jean Piaget construiu uma Teoria Pedagógica fundada no estudo da evolução do pensamento até a adolescência, procurou entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Investigou o processo de construção do conhecimento.
A partir de todo este conhecimento, revolucionou a maneira de pensar com relação às crianças. Até então a teoria pedagógica tradicional afirmava que as crianças eram “caixas vazias” esperando que os adultos depositassem conhecimento. Com a Teoria de Jean Piaget as crianças passam a construir seu mundo de acordo com o que lhes é oferecido, criando e testando suas teorias.
Jean Piaget ofereceu uma teoria interacionista em contraposição à teoria comportamentalista que existia na época.
Com base na teoria de Piaget a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação. Jean Piaget, dividiu o desenvolvimento da criança em etapas que devem ser respeitadas para um trabalho mais eficiente do ponto de vista pedagógico. seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período anterior à linguagem, no qual o bebê desenvolve a perecepção desse mesmo e dos objetos à sua volta.
Estágio pré-operatório(dois a sete anos) esse período se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa.
Operatório concreto(sete a onze anos) esse momento tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das açoes. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número.
Operatório formal(doze anos em diante)essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos coginitivos. O adolescente passa a ter domínio