Caritas-
Introdução
Foi-me pedido para a UFCD CP_4 um trabalho sobre solidariedade e então resolvi falar sobre uma instituição humanitária de seu nome Cáritas. Esta é uma instituição sobre alçada da Igreja Católica.
Cáritas no mundo
Coletiva e individualmente a sua missão é trabalhar para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos.
Cáritas no mundo
• A primeira organização da Caritas foi estabelecida em Friburgo, Alemanha, em 1897. Outras organizações nacionais da Caritas foram formadas ao fim de pouco tempo na Suíça, em 1901 e nos Estados Unidos, em 1910.
Cáritas no mundo
• Em julho de 1924, durante o Congresso Eucarístico Mundial em Amesterdão, 60 delegados de 22 países formaram uma conferência, com sede na Caritas Suíça em Lucerna.
Cáritas em Portugal
Em Portugal, a União de Caridade Portuguesa, teve início em meados da década de 40 (do séc. XX). Só teve aprovação canónica em 1956.
Cáritas em Portugal
Começaram as atividades em Lisboa e foram-se estendendo, através de delegações, ao território português, incluindo o Ultramar. Em meados dos anos 70 inicia-se o processo de autonomia jurídica civil e canónica das Cáritas diocesanas e a criação do serviço nacional – Cáritas Portuguesa. (Estatutos de 1976).
Cáritas em Portugal
A Cáritas Portuguesa é uma instituição oficial da Conferência Episcopal Portuguesa, vocacionada para a promoção e dinamização da Acão social da Igreja.
Cáritas em Portugal
Em pleno séc. XXI a Cáritas está presente em todos os distritos de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores.
Cáritas em Portugal
A Cáritas em Portugal ou Rede Nacional da Cáritas - é constituída pelas 20 Cáritas Diocesanas e pelos grupos locais de atuação de proximidade, com a colaboração de profissionais e voluntários. Cada Cáritas Diocesana tem autonomia jurídica e canónica.
Cáritas em Portugal
Faz parte de um movimento global, a Caritas Internationalis. A Cáritas fundamenta a