conceitos de administração
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas. Onde tem princípios, normas e funções para disciplinar produção e obter lucros.
Nos estudos de Fayol administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar para alcançar os objetivos das organizações.
Segundo Maximiano (2007) administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos ou de terceiros para alcançar suas metas traçadas, decisões que formam a base de administrar planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle, são decisões sem as quais o ato de administrar esta incompleta.
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
Na antiguidade, as construções monumentais e as organizações governamentais, religiosas e militares eram à base do desenvolvimento da ciência de administrar até o final do século XIX, com o advento da Revolução Industrial e o desenvolvimento de máquinas específicas para a produção.
A teoria administrativa apareceu somente no final do século XIX e início do século XX, embora tenha sido usada desde há muito tempo.
A administração de empresas foi iniciada a partir das Teorias Científica e Clássica, com o estudo sistemático e científico da administração, passamos pelos princípios da Escola das Relações Humanas e pela Burocracia, direcionados para a qualidade total e para a participação de todos para um objetivo comum.
TEORIA CIENTÍFICA
Na virada do século XIX, Frederick Taylor, a partir de sua experiência no chão da fábrica, apresentou estudos que preconizavam a prática da divisão de trabalho, com a característica de uma organização científica do trabalho com ênfase em tempos e métodos.
Taylor aplicou métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo, seguia os seguintes princípios:
Seleção científica do trabalhador – O empregado desempenha a tarefa, que é valorizado, e para a empresa, que aumenta