Impactos ecológicos da rede hoteleira
A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente. O homem começa a entender a impossibilidade de transformar as regras da natureza e a importância da reformulação de suas práticas ambientais.
O setor de hospedagem, em geral, não está associado a imagens de poluição e degradação ambiental, no entanto, os impactos causados decorrentes do manuseio de água, energia, resíduos e produtos químicos, além da postura em relação a áreas verdes e poluição atmosférica e sonora, podem ser significativos, levando em conta o número total de empreendimentos.
O planejamento hoteleiro envolve diversas variáveis, assim, desenvolver a hotelaria e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente, a cultura local e manter-se o atrativo turisticamente é um dos principais desafios para os planejadores hoteleiros.Para que as empresas do ramo adiram aos projetos ecológicos se faz necessário uma quebra de paradigma da desvantagem econômica, deslocando o eixo da racionalidade econômica para a ecológica. O mercado cederia o “centro das atenções”, a regularização da economia, para a natureza, com seus princípios ecológicos para cumprir essa função em igualdade de condições.
A comunidade ambientalista como o promotor do desenvolvimento sustentável, apresentou o que finalmente parecia ser a solução do impasse: a ISO 14000, um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a Gestão Ambiental para empresas privadas ou públicas, quando uma