conceito da administraçao
Segundo Dias (1999), a riqueza de uma nação esta ligada ao seu PIB, desta forma as empresa fabricantes estão transformando matéria-prima em algo de valor mais rentável que a simples utilização por seus clientes pelas matérias –primas originas, a exemplo carvão em aço, madeira em mesas, etc...
Nesta linha de pensamento o processo de conversão busca-se tornar a sociedade mais rica e cria um padrão de vida melhor. Porem para se obter o máximo desses recursos, deve-se projetar processos produtivos que tornam os produtos mais eficientes, administrar sua operação, ou seja, planejar, controlar os recursos utilizados neste processo (trabalho, capital e material).
Para entendermos melhor a linha de pensamento que desejamos chegar esta atrelada, ao passo que a evolução da Administração de Materiais(AM), deixou de pensar em abastecer a linha de produção, passando a ter sinônimos como Planejamento e Controle da Distribuição e Administração da Logística, (DIAS, 1999).
Dias (1999), ressalta que Administração de Materiais, é uma função de coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais, através da maximização dos recursos da empresa e de fornecer o nível de serviços requerido pelo consumidor, então temos a dizer que AM é responsável pelo fluxo de materiais a partir do fornecedor, passando pela produção até o consumidor.
1.1 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS(AM)
Chiavenato (2005, p.37), ‘‘consiste em ter os materiais necessários na quantidade certa no local certo e no tempo certo a disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa”, porem os investimentos faz com que as empresas procurem estocar seus produtos por menos tempo, progressivamente menor volume possível ou necessário de materiais de forma a garantir a continuidade do processo produtivo.
O termo Administração de Materiais tem várias definições como, suprimento, fornecimento,