conceito de Administração
A palavra administração vem do latim “administratione”, que tem o significado de “direção, gerência”.
Administração é gerenciar, administrar negócios, pessoas ou recursos, tendo como principal objetivo alcançar metas e/ou objetivos.
Em uma organização, administrar é organizar, controlar tarefas, coordenar e organizar, visando uma maior e melhor produtividade, lucratividade e bem-estar dos trabalhadores.
Os princípios para uma administração eficaz são organizar, planejar, controlar e dirigir, além de depender de um profissional que consiga ser um bom líder, tendo um bom relacionamento com outras pessoas, comunicando, tomando decisões, negociando, tendo uma visão global e sistêmica da organização e de seus colaboradores.
Escolas de Administração
As principais escolas da administração sustentadas pelas teorias administrativas, que deu um conceito lógico e a ser seguido atualmente nas organizações são:
Escola da Administração Científica: teve inicio no começo do século XX, por Frederick W. Taylor, engenheiro americano.
O nome administração científica foi usado pelas tentativas da ciência ao trabalho operacional, que visava aumentar a eficiência industrial. Seu principal objetivo era eliminar o desperdício e as perdas pelas indústrias e elevar a produção.
Escola Clássica da Administração: Surgiu em 1916 na França por Fayol. Era caracterizada pela organização, dando ênfase na estrutura para uma melhor eficiência no ambiente de trabalho, em todas as partes envolvidas.
Na teoria Clássica da Administração, os princípios eram voltados à divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais aos gerais, remuneração do pessoal, estabilidade do pessoal, iniciativa e espirito de equipe. Fayol acreditava que se a organização e os funcionários seguissem esses princípios, não só as necessidades do indivíduo seriam realizadas, mas também os objetivos