Conceitos da Administração
Para internalizar conceitos básicos da Administração, a partir de uma visão geral do processo administrativo, devemos partir do pressuposto de que, na sociedade moderna, não há organização que possa sobreviver sem que seja administrada.
Surge, então, a pergunta: mas, afinal, o que é administrar? Para respondermos, é preciso mentalizar todos os elementos que compõem uma organização. Você é capaz de fazer isso? Primeiro, entenda o que é uma organização. Uma organização é “um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papéis formais e compartilham de um propósito comum” (ROBBINS, 2005). Uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é formada por pessoas, recursos físicos* (GLOSSÁRIO: *Recursos físicos – são ativos tangíveis e imóveis da organização, ou mais especificamente a infra-estrutura do ambiente, matéria-prima, material de escritório e bens móveis.) e financeiros, tecnologias e pelo conjunto de conhecimento e de informações circulantes.
Lembre-se, por exemplo, do banco onde você freqüenta ou atua, ou da universidade onde você estuda, ou dos hospitais, dos supermercados, dos restaurantes, das igrejas, das lojas e das fábricas que estão ao seu redor. Todos são exemplos de organizações, algumas das quais têm o lucro como finalidade, enquanto outras não.
Portanto, administrar uma organização corresponde ao processo de trabalhar com as pessoas e com os recursos que a integram, tornando possível o alcance dos seus objetivos. Administrar implica em tomar decisões e realizar ações.
Assim, a forma como é administrada uma organização determina o quanto ela é capaz de utilizar corretamente seus recursos para atingir seus objetivos. Encontramos, aí, dois conceitos básicos, que devem ser conhecidos logo de início: o de eficácia e o de eficiência. Você conhece a diferença entre ambos?
Administrar com eficácia significa atingir os objetivos planejados. Já, agir com eficiência implica em alcançar os objetivos