ATPS Economia
PROFESSORA- REGINA CORREA
FACULDADE ANHANGUERA
ALUNOS – 1º ADM. A
SIMONE RA 5205945241
ROSANGELA
JESSICA
ANA ELIZA
TIAGO LOPES RA 5660119869
ELEN MORAIS
JACAREÍ-SP
SUMÁRIO
ECONOMIA
1.1 DEFINIÇÃO Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para a compreensão da economia: por um lado a ideia de que os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades.
Ou seja, a economia procura responder a três questões que constituem a três problemas de uma organização econômica: o quê, como e para quem ?
O que produzir e em qual quantidade: que tipos de serviços e produtos serão produzidos.
Como esses serviços e produtos devem ser produzidos: qual tecnologia ou matéria-prima será utilizado na produção desses produtos/serviços , bem como também como aumentar a produção levando-se em conta o recurso disponível.
Para quem esse produto/serviço será disponibilizado: ou seja, qual o publico alvo do meu produto/serviço.
Podemos distinguir duas formas de organização econômica alternativa, de acordo como as sociedades respondem às três questões citadas acima:
Economia centralizada ou de direção central
É quando o governo decide quanto, como e para quê um bem deve ser produzido.
Economia de mercado
Como já está denominado, é o próprio mercado ( quem oferece e