iluminismo
Foi um movimento intelectual, filosófico e científico ocorrido na Europa do século XVIII. O auge foi na França. Foi um movimento da burguesia.
Características básicas:
Racionalismo: uso da razão
Cientificismo: tudo explicado pela observação e experiência
Antiabsolutismo: contra o poder do rei
Anticlericalismo: contra o poder da igreja (ela não deve interferir)
Defesa das liberdades individuais
Principais Representantes:
John Locke: ING. Vai iniciar o iluminismo e tem ideias progressistas. Foi percursor do Iluminismo (pai). Defende os direitos naturais e inalienáveis (não pode ser tirado) dos homens: vida, liberdade e propriedade. Liberalismo político (liberdade de escolher do povo, o rei deve fazer a vontade do povo, se for o contrário ele deve ser tirado). Defesa da monarquia parlamentar (constitucional), o rei governa de acordo com o parlamento (faz as leis e manda). Conhecimento = experiência (comprovação) + razão (raciocínio).
Adam Smith: ING. Foi o pai da economia. Defendia a não intervenção do Estado (rei) na economia. Livre concorrência (capitalismo, direito de concorrer com o outro), lei da oferta e da procura, divisão do trabalho. Riqueza = trabalho (Obra: Riqueza das nações). Defendia o liberalismo econômico.
A crise do Antigo Regime:
Fisiocracia (Poder do governo): FRA. Versão francesa do liberalismo econômico. Não intervenção do Estado na economia. Riqueza = agricultura (Principal atividade numa nação). Principais teóricos: Quesnay, Gournay, Mirabeu, Dupont e Turgot. Lema: “Laissez, faire, laissez passer, le monde va de luimêne” – “Deixar fazer, deicar passar, que o mundo anda pro si mesmo”.
Montesquieu: FRA. (Obra: Espírito das nações). Divisão de poderes (usam até hoje): executivo (executa), legislativo (faz as leis) e judiciário (faz cumprir). Harmonia e autonomia entre os poderes. Submissão de todos perante a lei.
J.M Voltarie: FRA. Iluminista de tolerância. Crítica ao clero e a intolerância. Igualdade