conceito de administração
A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro.
Após a observação por partes de diversos estudiosos, chegou-se à conclusão que Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.
A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a Administração moderna. E alguns povos da Antigüidade, como:
• Egípcios – burocracia administrativa.
• Babilônios – registros de transações comerciais e controle das mesmas.
• Assírios – tinham depósitos de suprimentos e colunas de transportes (precursores da Logística atual).
• Gregos – implantaram a democracia participativa, planos de estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração.
• Romanos – criadores dos tributos, primeiros organizadores de empresas em outro país e de associações artesanais - guildas.
• Chineses – ensinamento de planejamento, comando, doutrina e estratégia militar.
A Administração recebeu influência também da organização da Igreja Católica, na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização de atividades e a centralização de comando, assim como das organizações militares, que repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando, estratégia e obediência à hierarquia.
Esses acontecimentos propiciaram condições favoráveis à criação de estudos científicos, porque era necessário o aperfeiçoamento da produção nas empresas. O surgimento das teorias administrativas começou neste período a suprir a ausência de bases científicas da Administração, bem como dar visibilidade e credibilidade à nova ciência.
Segundo Idalberto Chiavenato (2003), administração é a aplicação de