Conceitos de administração
A administração é a ciência das decisões. Administrar é objetivar resultados. Resultados são os objetivos de todo empreendimento, seja ele com ou sem fins lucrativos. A busca pelo resultado é o que caracteriza a dinâmica das organizações. Administração não significa somente executar tarefas ou operações, mas sim fazer com que elas sejam executadas por outras pessoas, em conjunto. Administração é a condução racional das atividades de uma organização, tenha ela propósito lucrativo ou não. A Administração realiza contextos através da gestão inteligente de pessoas, utilizando-se dos diversos recursos organizacionais para alcançar os objetivos e as metas previamente determinados, com elevado desempenho e lucratividade social e/ou financeira para a própria organização. A administração traça objetivos e metas. Administração é a maneira de governar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz (Chiavenato, 2003, p. 22).
Administração é o ato de realizar coisas por meio das pessoas (American Management Association, 1979 in Moraes, 2001, p. 7).
A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO E SEUS CAMPOS DE APLICAÇÃO Estamos vivendo uma era de mudanças, transformações, incertezas e perplexidade; em plena “era do conhecimento”. A velocidade e a expansão do conhecimento (conjunto de informações, conceitos, idéias, experiências, aprendizagens) estão trazendo novas oportunidades e novos desafios para as organizações e, sobretudo, para os gestores. As organizações e o mercado de trabalho já não têm mais espaço para empirismos (práticas provenientes meramente da experiência). É necessário conhecimento! Conhecimento para ver o que ninguém viu; criar soluções, estabelecer produtividade e lucratividade; manter perenidade e vantagem competitiva para a organização no mercado competitivo;