Automação
Conceito de Valor
A receita, independente de como seja definida, deve ser medida, termos ideais, pelo valor de troca do produto ou serviço da empresa. O valor de troca representa o valor de caixa, ou o valor presente de direitos monetários a serem recebidos, em conseqüência da transação que gera a receita. ”
Definição de Receitas
Entende-se por receita a entrada de elementos para o ativo, sob forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, normalmente, à venda de mercadorias, de produtos ou à prestação de serviços. “Uma receita também pode derivar de juros sobre depósitos bancários ou títulos e de outros ganhos eventuais”.
Receita Operacional
“Receita operacional somente deveria englobar a parcela proveniente do produto principal e dos co-produtos da empresa (ou serviços)”.
Ou seja, apenas os produtos e serviços que constituem finalidade fundamental da empresa deveriam ser incluídos na categoria de receita operacional.
Reconhecimento da Receita
Em relação aos bens, a receita é reconhecida na data da venda que corresponde normalmente, à data na qual a propriedade do bem foi transferida ao comprador.
A venda de produtos e serviços normalmente é reconhecida quando a nota fiscal é emitida.
Realização da Receita entrega do bem/serviço
O ato da entrega, em geral, tem representado o registro da receita.
No momento da entrega, a certeza, os custos e as despesas são quase que totalmente conhecidos.
Até mesmo com base em dados históricos é possível estimar despesas extraordinárias de cobranças e despesas com garantias.
Definição de Despesas
Utilização ou consumo de bens e serviços no processo de produzir receitas
Ganhos
Representa um resultado líquido favorável resultante de transações ou eventos não relacionados às operações normais do empreendimento. A doação recebida por uma entidade, por exemplo, dependendo da intenção do doador pode se caracterizar como ganho ou como patrimônio.