: Comunicação e cultura organizacional
Comunicação é a interação e a expressão entre os seres humanos. Já a cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas. Entendemos a Comunicação como ferramenta básica para os líderes modernos, contando com todo o aparato técnico possível. A cultura se forma através dos grupos e da personalidade da organização. Os grupos se relacionam, desenvolvendo formas de agir e ser que vão sendo formadas por este grupo.
A experiência em empresas tem demonstrado que o profissional de comunicação não deve apenas produzir informação/comunicação via boletins, malas-diretas, deve, sim, ir mais a fundo, modificando significativamente a organização no sentido de obter o comprometimento dos indivíduos, trabalhando de forma estratégica. Conhecer, sentir e acompanhar a dinâmica organizacional é uma necessidade que se impõe sob o aspecto da atualização permanente. E, sobretudo, é uma questão de sobrevivência, posicionando a organização no mercado. Afinal, as organizações necessitam do comprometimento de seus colaboradores para sua produtividade. Nessa mesma linha de raciocínio, profissionais da comunicação buscam caminhos para esta concretização.
É a partir da análise da cultura organizacional que os profissionais de comunicação buscam as ferramentas para "falar' no mesmo nível de expectativa do público interno. Segundo Marchiori, "gerou atitude, você comunicou; não gerou você simplesmente informou. A comunicação só se efetiva a partir do momento em que o público interno entenda, deseje, aceite, participe e desempenhe um comportamento que gere a mudança proposta pela organização. A comunicação, portanto, exige credibilidade e comprometimento, tendo o poder de criar valores, impulsionando a organização para frente. Quando em uma organização as pessoas dispõem das mesmas informações e compreendem que são parte integrante da vida organizacional, que