Comunicação e cultura organizacional
• Comunicação
• Artigo
• Case
• Resenha
Artigo
Comunicação e Cultura Organizacional na implementação de sistemas integrados de informação
Lidiane Malagone Pimenta
Relações Públicas e Mestranda em Comunicação Midiática pela Unesp de Bauru.
Resumo
Atualmente, as organizações buscam a tecnologia da informação para tornarem-se cada vez mais competitivas. Com o uso de sistemas integrados de informação, as empresas são forçadas a mudar de um modelo departamental para um modelo integrado de administração e produção. Assim, a cultura organizacional, através da comunicação, sofrerá mudanças para que funcionários possam alterar seu modo de trabalho e contribuir para o sucesso da implementação deste projeto.
Introdução
A informatização já é realidade em quase todos os campos da vida humana em sociedade. Invadiu domicílios, escolas, hospitais e organizações em geral. Mais do que um diferencial de mercado, a Tecnologia da Informação configura hoje um investimento necessário para a vida das empresas.
Além de adquirir equipamentos de última geração, que aumentam a produção e organizam a distribuição dos bens produzidos, os empresários sentem a necessidade de dinamizar o gerenciamento de informações tidas como o mais importante "bem" de uma organização.
Neste quadro, inserem-se os sistemas integrados de informação para gestão empresarial, os 'ERP´s' (Enterprise Resourcing Planning), organizando e distribuindo dados, levando informações rápidas e precisas a quem faz a "máquina empresarial" trabalhar. Será a informação, então, o "bem maior" das empresas? O que elas podem fazer sozinhas?
É possível afirmar que a valorização do ser humano nas empresas não é uma mera tendência, mas sim o caminho para os resultados prometidos na era da Sociedade da Informação. E é justamente aí, onde entram a comunicação e a cultura organizacional, instâncias capazes de gerir o capital humano e torná-lo cada vez mais eficaz.