Comportamento organizacional
As organizações apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa entre elas a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos. Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.
O sucesso ou fracasso de uma organização dependem do Ser Humano, que através de sua competência e suas atitudes é que as empresas criam diferenciais que lhes concede vantagem competitiva. Nas empresas, os indivíduos não se comportam apenas como eles mesmos, mas também como membros do grupo no qual estão inseridos, desta forma, compreender o trabalhador e suas ações é uma necessidade para qualquer gestor, pois cada indivíduo tem sua personalidade, e é através deste que se consegue compreender o movimento dos grupos e a dinâmica organizacional.
Ao se investigar o impacto do comportamento dos indivíduos, grupos e estrutura cria-se a possibilidade de prever, explicar, compreender e intervir na dinâmica organizacional, promovendo a melhoria e eficácia organizacional, aumentando sua produtividade e o desempenho de seus colaboradores, dentro de uma perspectiva de qualidade de vida e satisfação do indivíduo no trabalho. É essencial que as empresas incentivem os seus colaboradores a apresentar seus pontos de vista e a buscar sintonia com as estratégias das organizações através do diálogo e da exposição de seus valores pessoais. Esta forma de lidar com as diferenças é a base para a evolução