Sociedade de consumo
A pesquisa em tela teve como objetivo descrever o conceito de Sociedade de Consumo no Brasil no período compreendido entre os anos de 2002 e 2012, ou seja, durante os dois governos do presidente Lula e o primeiro governo da Presidente Dilma Rousseff, Que podem até ser configurados como o período do Partido dos Trabalhadores no poder.
A sociedade de consumo surge devido ao elevado nível de produção de bens e oferta de serviços. Os níveis de oferta foram sendo elevados de forma exponencial, pois, o desenvolvimento industrial capitalista forma o cenário que serve de base modelo político econômico neoclássico, que prega o não intervencionismo do estado, configurando uma economia de mercado, que se desenvolve de acordo com as forças que atuam sobre os preços, oferta e demanda.
Com a queda dos diversos regimes ditatoriais na América do Sul, o Brasil não foi diferente, após um período de redemocratização, que possibilitou um cenário favorável â abertura comercial, que teve seu inicio durante o governo do então Presidente Fernando Collor de Melo. Tal abertura ocorreu no início da década de 1990, possibilitando a entrada de uma infinidade de produtos no Brasil.
Com o decorrer dos anos e a estabilidade econômica proporcionada por variáveis como a política monetária adotada (Plano Real), aumentos sucessivos na variação do PIB, balança comercial favorável, e a partir do primeiro governo do Presidente LULA com a valorização cambial do Real, redução inflacionaria e distribuição de renda acentuada, estes fatores possibilitaram a criação de um cenário propicio ao consumo. Um fenômeno extraordinário foi a forma com que o Brasil superou os efeitos da crise econômica mundial, conhecida como crise sub prime, pois o Governo Federal Brasileiro criou políticas de incentivo à demanda interna, pois o aumento do consumo interno era visto pelos especialistas em política econômica como uma solução para a economia brasileira não ser impactada pelos efeitos da crise econômica