Gestão ambiental
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PLANEJAMENTO URBANO DO MUNICIPIO DE MONTAURI 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
4 REFERÊNCIAS 6 INTRODUÇÃO
O Planejamento urbano é o desenvolvimento de projetos que busca melhorar a qualidade de vida da população, dentro da área urbana como as cidades, vilas e favelas. Os problemas que uma cidade mal estruturada traz para a sociedade atingem tanto a saúde humana quanto a preservação do meio ambiente. A cada dia, as concentrações humanas aumentam de forma desordenada com o êxodo rural, as cidades vão crescendo sem um planejamento adequado, para que isso não ocorra o município desenvolve programas de planejamento urbano para a melhoria de vida da população.
Em 1988 a constituição determinava o Plano Diretor, assim a gestão urbana seria centralizada nas formas de secretaria do município como a secretaria de educação, saúde, cultura e meio ambiente.
Segundo Egler (2002), na atual conjuntura, observamos um ideário de planejamento urbano que valoriza o lugar e a ação social, ancorado numa constituição que define uma política urbana de natureza estruturante, e tem, por espinha dorsal, o plano diretor e uma estrutura estatal organizada de forma setorial.
Deste modo, a problemática com a preservação do meio ambiente, associada à evolução tecnológica, fez com que profissionais buscassem alternativas capazes de amenizar os problemas causados pelo crescimento desordenado das cidades, elaborando projetos de arborização urbana e a preservação de rios e mata ciliar. Os profissionais trabalham com as autoridades da região para o desenvolvimento urbano, assim uma comunidade é vista por um planejador como um sistema em que todas as partes das cidades precisam uma das outras como o centro, os sub-centros, as favelas e os loteamentos. Os planejadores visam a trabalhar com o meio físico de uma cidade, para que