Gestão ambiental
Curso: Técnico de Segurança no Trabalho.
Professor: Sergio Delmiro
Disciplina: Gestão Ambiental
.
Gestão Ambiental.
Chapadinha-MA
2011
WERMESON DIEGO NUNES VIANA
Gestão Ambiental
Chapadinha-MA
2011
INTRODUÇÃO.
O processo de gestão ambiental inicia-se quando se promovem adaptações ou modificações no ambienta natural, de forma a adequá-lo ás necessidades individuais ou coletivas, gerando dessa forma o ambiente urbano nas suas mais diversas variedades de conformação e escala.
Nesse aspecto, o homem é o grande agente transformador do ambiente natural e vem, pelo menos há doze milênios, promovendo essas adaptações nas mais variadas localizações climáticas, geográficas e topográficas.
O ambiente urbano é, portanto, o resultado de aglomerações localizadas em ambientes naturais transformados, e que para a sua sobrevivência e desenvolvimento necessitam dos recursos do ambiente natural.
A Gestão Ambiental surgiu da necessidade do ser humano organizar melhor suas diversas formas de se relacionar com o meio ambiente.
Ao final da década de oitenta e início da década de noventa, a gestão ambiental era em grande parte tratada caso a caso, como resultado da pressão popular ou de algumas medidas legislativas. O ambiente era tratado caso a caso por equipas técnicas e jurídicas, responsáveis pelas questões reguladoras.
Durante a última década surgiram diversas normas e regulamentos relativos à implementação de sistemas de gestão ambiental, salientando-se a mundialmente a Norma ISO 14001:1996 e o EMAS – Eco-Management and Audit Scheme no nível europeu.
A experiência de sucesso com a série ISO 9000, e a criação de normas ambientais em diversos países, fizeram que a ISSO – International Organization for Standardization avaliasse a necessidade de criação de normas internacionais de gestão ambiental. Assim, criou em 1991 o Grupo Estratégico de Aconselhamento sobre o Ambiente (SAGE) para decidir se tais normas poderiam servir