Comportamento organizacional
1. Comente e justifique a afirmação: Há 35 anos, os jovens trabalhadores que contratávamos eram ambiciosos e honestos. Hoje não possuem os mesmos valores?
Atualmente alguns jovens trabalhadores chegam a ser muito mais ambiciosos que antigamente, pois hoje almejam status, independência financeira, orgulho, dentre outros; e caso isto não aconteça, se sentem excluídos. Ao mesmo tempo, aqueles que têm poucos recursos, consequentemente têm poucas oportunidades de trabalho, ficam estagnados em seus empregos, se conformando com o que têm, sem nenhuma perspectiva de desenvolvimento profissional.
A honestidade não cabe a muitos, num mundo onde o poder e o dinheiro reinam plenamente. A “malícia e a malandragem” faz parte do vocabulário dos que se dizem mais espertos.
Há 35 anos as pessoas se preocupavam mais com valores e princípios, a educação era mais severa e os limites mais rígidos. Podia-se confiar nas pessoas apenas pela sua “palavra”. Um funcionário era contratado e a empresa não precisava pesquisar seus antecedentes criminais, boas referências bastavam. Mas hoje até as boas referências são compradas. Tudo tem seu preço, e a maioria está disposta a pagar por ele.
2. De que formas se exprimem os valores e atitudes na organização?
As atitudes são os reflexos dos valores do funcionário. O que ele pensa sobre determinado assunto é traduzido pelas suas atitudes. São exprimidos através da moral e crenças, orientando suas escolhas e decisões pessoais. Os valores estão relacionados à motivação no trabalho, o que define a disposição do indivíduo para enfrentar as situações e insatisfação no trabalho. As atitudes são mais fáceis de serem medidas e avaliadas, pois a empresa avalia através de pesquisas de clima organizacional e estas mostram preferências, rejeições ou indiferenças do indivíduo em seus julgamentos morais sobre as pessoas ou situações.
3. É possível mudar os valores e atitudes das pessoas? Como? Dê um exemplo