Especiação simpatrica
A Especiação pode ocorrer, também, entre populações que compartilham o mesmo espaço geográfico, isto é, na ausência do isolamento espacial presente na especiação alopatrica, A especiação simpatrica (do grego, syn, “juntos”) consiste na formação de novas espécies a partir de duas populações que convivem num mesmo espaço, mas mantêm o isolamento reprodutivo por meio de barreiras biologicas, impedindo o fluxo gênico entre os dois grupos.
Um exemplo ilustrativo de especiação simpatrica pode estar acontecendo com a mosca da maçã, Rhagoletis pormonella. Nos Estados Unidos, há cerca de 250 anos, os ancfestrais dessa mosca depositavam seus ovos apenas nos frutos de um espinheiro de gênero Crataegus sp nativo. Mas com a introdução da maça, nos Estados Unidos pelos imigrantes europeus, uma parte das populações daquela mosca começou a depositar seus ovos no fruto recém-chegados. Assim , as moscas associadas as maçãs começaram a acalar-se apenas entre elas, o mesmo se dando com as moscas do fruot do espinheiro, que também se acasalavam somente com outras daquele fruto. Isso parece estar levando a uma redução do fluxo gênico entre essas duas populações de moscas, talvez um primeiro passo para a especiação simpatrica nessa espécie.
Espaciaçao parapátrica
Na especiação parapátrica (do grego, para, junto,ao lado de ),inicialmente a seleção pode favorecer alelos diferentes em duas subpopulações vizinhas (parapátricas). Se algum fator ambiental contribuir para o isolamento reprodutivo, essas duas subpopulações poderão formar espécies distintas. Durante esse processo, pode surgir uma zona de contato entre as subpopulações, em que indivíduos de uma poderão cruzar-se com indivíduos da outra, gerando