Especiaçao peripatrica
Especiação parapátrica é um modo de especiação, a formação de novas espécies através de evolução. Neste modo, as espécies novas são formadas em populações periféricas isoladas; este modo é semelhante à especiação alopátrica na medida em que as populações estão isoladas e por isso não há transferência de genes. No entanto, a especiação peripátrica, ao invés da especiação alopátrica, propõe que uma das populações seja muito menor do que a outra.
O conceito de especiação peripátrica foi originalmente proposto por Ernst Mayr e está relacionado com o efeito fundador, porque populações pequenas podem sofrer efeitos de gargalo selectivos[1]. A deriva genética tem sido proposta várias vezes como um factor significativo na especiação peripátrica[2].
Especiação peripatrica
[pic]
A especiação peripátrica é um tipo especial de especiação alopátrica ou parapátrica, em que uma das populações isoladas é bastante menor do que a outra. Nestes casos, como a população é pequena, mecanismos como a deriva genética ou o efeito fundador são mais importantes, pois populações pequenas sofrem frequentemente do efeito de gargalo.
| | |
Definição
Divisão de uma espécie em duas reprodutivamente isoladas.
Restrição
Não é aplicável a espécies sem reprodução sexuada.
O evento crucial: isolamento reprodutivo.
Membros de espécies diferentes possuem diferenças genéticas, ecológicas, comportamentais e morfológicas.
Nenhum desses critérios, porém, é suficiente para fornecer uma definição universal de espécie.
Muitas espécies, no entanto, diferem por serem reprodutivamente isoladas (conceito biológico de espécie).
Precisamos, portanto, compreender como surgem as