Especiação
Podemos dividir a especiação em três tipos básicos: especiação alopátrica, especiação simpátrica e especiação parapátrica.
Especiação AlopatriaNela, a população inicial divide-se em duas populações alopátricas (geograficamente isoladas). As populações isoladas se diferenciam genotípica e/ou fenotipicamente. Após um certo tempo, quando as barreiras ao contato entre as populações desaparecem, os indivíduos que faziam parte da mesma espécie voltam a se encontrar, já evoluídos o suficiente para estarem reprodutivamente isolados ou já não serem capazes de trocar genes entre si.
A especiação simpátrica é aquela que ocorre sem que haja separação geográfica. Nesse caso, duas populações de uma mesma espécie vivem em uma mesma área, mas não ocorre cruzamento entre as populações. É comum observar que alguma modificação genética impediu esse intercruzamento, gerando assim diferenças que levarão à especiação. É uma das especiações mais raras.
Acredita-se que a especiação simpátrica seja responsável pela grande quantidade de espécies de peixes ciclídeos encontrados no lago africano Victoria. Segundo alguns pesquisadores, o lago foi colonizado por apenas uma espécie ancestral.
Existe ainda a especiação parapátrica, que ocorre quando duas populações de uma mesma espécie diferenciam-se e ocupam áreas contíguas, mas ecologicamente distintas. Por estarem em áreas de contato, é possível o intercruzamento, que acaba gerando híbridos. Essas áreas são chamadas de zona híbrida e acabam se tornando uma barreira ao fluxo gênico entre as espécies que estão se formando.
Podemos