Especiação
Especiação é o processo evolutivo pelo qual novas espécies são formadas. Assim sendo, ao longo dos tempos novas espécies têm surgido e outras têm se extinguido.
🍁TIPOS DE ESPECIACAO
-ESPECIAÇÃO ALOPÁTRICA
Especiação alopátrica é apenas um nome para especiação por isolamento geográfico, discutido anteriormente. Neste modo de especiação, algo extrínseco para o organismo previne dois ou mais grupos de se acasalarem uns com os outros regularmente, eventualmente causando especiação nesta linhagem.
-ESPECIACAO PERIPÁTRICA
Especiação Peripátrica é uma versão especial do modo de especiação alopátrica acontece quando uma das populações isoladas tem poucos indivíduos.
-ESPECIACAO PARAPÁTRICA
Na especiação parapátrica não há nenhuma barreira extrínseca específica para fluxo gênetico. A população é contínua, mas mesmo assim, a população não cruza aleatoriamente. Os indivíduos são mais propensos a cruzar com seus vizinhos geográficos do que com indivíduos de uma parte diferente de um grupo da população.
-ESPECIACAO SIMPÁTRICA
Ao contrário dos modos anteriores, a especiação simpátrica não requer distância geográfica em larga escala para reduzir o fluxo gênico entre as partes de uma população.
🍁PROCESSOS DE ESPECIACÃO
-ANAGENESE
Na anagênese, a população vai se modificando gradativamente ao longo do tempo, podendo resultar em um grupo tão diferente do ancestral a ponto de se constituir uma espécie nova. Neste processo não há isolamento geográfico
-CLADOGENESE
Na especiação por cladogênese, as novas espécies se formam a partir de grupos que se isolam, graças a uma barreira geográfica natural ou artificial. Essa barreira, evidentemente, impede a troca de genes entre os referidos grupos. Após longo tempo de isolamento, as populações separadas podem originar novas espécies, por acúmulo de mutações e adaptações às condições ambientais diferentes.