Tipos de especiacao
1.0 Introdução
A evolução é entedinda como sendo o processo gradativo da transformação dos organismos ao longo do tempo. A evolução Biológica é entendida como sendo a mudança das caracteristicas genéticas, estruturais que ocorrem nos organismos vivos de modo a adquirir outros factores adverso da sua existência, adaptações a novas condições oponentes a existência da vida.
No processo de evolução novas espécies surgem com caracteristicas genéticas diversificadas, como resultado da evolução ocorrida ao longo do tempo, portanto, é nesta vertente que surge o presente trabalbo intitulado “ Evolução na Perspectiva Micro” com maior enfoque aos tipos de especiações, designadamente, especiação Alopátrica, Simpátrica e Periprática.
Vários autores consideram a especiação como sendo um processo evolutivo pelo qual uma especie diverge devido a ocorrência de fenómenos naturais, necessariamente, favorecendo para o rompimento duma espécie considerada ancestral em uma (anagénese) ou duas espécies (cladogénese).
Com este trabalho pretendemos fazer uma abrdagem aprofundada sobre o a evolução Biológica, trazendo elementos comprovativos que justificam e ou explicam o processo de surgimento de espécies diferentes com caracteristicas morfológicas, genéticas, ecológicas e comportamentais diferentes, assim como a extinção e multiplicação de novas espécies na natureza ao longo dos tempos.
.
1.1 Objectivos
1.1.1 Geral: * Conhecer os tipos de especiação na perspectiva micro na acção da evolução.
1.1.2 Especificos: * Mencionar os tipos de especiação * Descrever os tipos de especiação, designamentente, Alopátrica, Simpátrica e Periprática; * Explicar a maneira pela qual cada tipo de especiação intervém na formação de novas