Bingo dos conjuntos numéricos
Fabiula Grasiela Brandt
Professor – Lourdes Castenaro Dall`Oglio
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Matemática (MAD0055) – Estágio III
12/05/12
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi desenvolvido a partir do tema central: “Jogos – uma boa forma de ensinar e aprender”, acolhendo também a área de concentração - o Ensino e a Aprendizagem de Matemática.
.
E tem a proposta de demonstrar o quanto um jogo pode ajudar o ensino da Matemática, mostrar novas possibilidades de como aprender e ensinar a Matemática com mais facilidade e prazer.
O trabalho faz uma análise sobre a importância de se aprender por meio desse recurso, que é uma das tendências para o Ensino da Matemática e aponta para uma proposta, que poderá ser utilizada por educadores no Ensino Básico, para tornarem as aulas mais dinâmicas, possibilitando uma maior participação e envolvimento dos alunos nessas atividades. De maneira lúdica, onde estejam presentes o prazer, a criatividade e a satisfação. Tendo o jogo como possibilidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atraente na percepção do aluno.
2 O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
A Aprendizagem da Matemática, sempre foi considerada como difícil, e essas dificuldades com o decorrer do tempo se tornam normal, algo comum. As metodologias pedagógicas tradicionais baseadas no exercício de repetição de respostas é uma questão relevante nas dificuldades da Aprendizagem de Matemática. E para os alunos, essas aulas ditas de “tradicionais”, dificultam ainda mais a compreensão da Matemática.
Segundo Ramalho (2010):
O processo ensino-aprendizagem nem sempre é direto, nem tudo que se ensina, se aprende, e às vezes aprendem-se coisas que não se pretendem ensinar. E nada mais enriquecedor do que propor atividades criativas e desafiadoras que podem acontecer em qualquer lugar, até mesmo na areia da praia. O lúdico através de jogos, brincadeiras,