Terceirização manutenção
Com a crescente disputa, aumento acirrado da concorrência e competitividade global, o avanço acelerado com a criação de novas tecnologias, as grandes empresas estão utilizando cada vez mais recursos para ganhar agilidade, reduzir custos e aumentar sua capacidade competitiva no mercado, um destes recursos é a terceirização na manutenção de máquinas e equipamentos.
A terceirização deste tipo de serviços começou a ocorrer durante a 2ª Guerra Mundial nos Estados Unidos. As industrias precisavam produzir mais e com custos reduzidos, e então decidiram se concentrar nas atividades principais de seus negócios e contratar outras empresas prestadoras de serviços em diferentes áreas, uma delas na manutenção dos equipamentos da empresa.
A partir dos anos 80 a terceirização começou de uma forma mais forte a tomar conta de boa parte do mercado. No Brasil chegou um pouco mais tarde, nos anos 90, e começou a fazer parte do cenário de mercado e da produção em grande escala. Hoje a terceirização na manutenção ou em outras áreas já esta consumada, e é o carro chefe de muitas micro e pequenas empresas que fornecem este tipo de serviço para empresas maiores, que por sua vez conseguem reduzir seus custos produtivos com estes tipo de prestação de serviço.
1.0 OBJETIVOS
Tratando se de manutenção em processos produtivos, muitas vezes torna-se inviável competitivamente para uma empresa manter em seu quadro de funcionários um numero elevado de profissionais capacitados e treinados para realizar intermediações em suas máquinas quando por ventura ocorrerem paradas na produção, ou até mesmo para a realização da manutenção periódica, seja ela preventiva ou preditiva.
Com este cenário formado a empresa busca opções que façam com que ela não tenha um grupo de pessoas na manutenção que estejam ociosas esperando que algo aconteça para entrar em ação.
Assim ela contrata uma prestadora de serviços na manutenção que conta com profissionais na área que vão agir