Terceirização da manutenção
Terceirização da Manutenção
Introdução
A terceirização da manutenção – entendida como a
transferência para terceiros de atividades que agregam competitividade, baseada em uma relação de parceria – surgiu efetivamente no Brasil por volta de 1995. As grandes empresas estão adotando a terceirização como forma de ganhar agilidade e flexibilidade para o aumento das vantagens competitivas.
O que é Terceirização?
É um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros, com os quais se estabeleceu uma relação de parceria, ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua. É uma ferramenta estratégica que pode trazer resultados positivos quando utilizado de maneira adequada. Envolve segurança, aspectos legais, qualidade e custos.
Tendências da Terceirização da Manutenção
Por que Terceirizar?
Vocação: Terceirizando a manutenção que é uma
atividade MEIO para o cliente, esse poderá dedicar seus recursos a sua atividade FIM. Caberá ao cliente apenas a gestão do contrato, ficando liberado de ações operacionais; Eficiência: É impossível ser especialista em tudo, principalmente numa época de grande diversidade tecnológica e de rápida evolução; Custo direto e Custo Indireto: Redução de custos com materiais, equipamentos, ferramentas, uniformes, recursos humanos, treinamentos, etc.
Dificuldades para Terceirização
Poucas empresas vocacionadas e capacitadas para a
atividade de manutenção. Legislação trabalhista restrita; Poucas empresas no Brasil, contratantes e contratadas, com cultura de terceirização; Pouca mão de obra qualificada no mercado; Maior incidência de acidentes na maioria das empresas contratadas.
Vantagens da Terceirização
Aumento da qualidade;
Redução de custos; Flexibilidade organizacional;
Redução de áreas ocupadas;
Melhor atendimento.
Desvantagens da Terceirização