Corpos estranhos
É todo corpo ou objeto que venha penetrar ou impedir o correto funcionamento do organismo.
· Possíveis locais de alojamento de corpos estranhos:
Olho
Ouvido
Nariz
Laringe - Traquéia
Esôfago - Intestino - Estômago
Pele
· OLHO
Sinais e Sintomas:
Lacrimejamento, edema, ardência, dor, eritema
Corpos estranhos móveis:
Não deixar a vítima esfregar o olho para que o objeto não acabe se fixando no globo ocular. Deve-se lavar em água corrente o local com objeto estranho. Esta lavagem deve ser feita de tal forma que impeça o corpo sair de um olho e entrar no outro, ou seja, deve-se lavar na direção médio-lateral ou naso-temporal. Caso o objeto esteja na pálpebra, retira-se com o cotonete ou com a ponta de um lenço umidificado, basta encostar que o objeto vem.
Corpos estranhos fixos:
Não deixar a vítima esfregar o olho para que não ocorra ruptura de alguma estrutura como vasos e camadas do olho. O objeto não pode ser removido e a região deve ser imobilizada com um curativo oclusivo não-compressivo. Este deve ser feito nos dois olhos já que existe uma sincronia de movimentos(isocoria). Levar imediatamente para um oftalmologista ou Hospital.
Em caso de substâncias químicas nos olhos, deve-se lavar com água abundante para diluir ao máximo a solução e favorecer que a mesma se espalhe mais. Não deve-se lavar com água boricada, pois a mesma pode provocar uma reação química e prejudicar estruturas oculares. É importante lavar o olho mesmo durante o transporte.
· OUVIDO
Sinais e Sintomas:
Otalgia (dor de ouvido), otite, otorragia, otorréia, zumbido (inseto), tontura, edema, eritema, cefaléia.
Cereais:
A retirada de cereais do conduto auditivo deve ser feita com a administração de álcool absoluto. Não deve haver a tentativa de retirada com uso de água, já que, por se tratar de cereais, é certo que os mesmos inchem dificultando a remoção.
Insetos:
Basta colocar três a quatro gotas de óleo mineral no ouvido e esperar alguns instantes. Esta