Comportamento Organizacional
A sociologia estuda os grupos sociais, mediante ação dos processos sociais, uma vez que indivíduos, grupos, categorias e subculturas estão sempre em interação.
A partir dos processos sociais são analisados os processos de conflito nas organizações e esclarecidas as maneiras de administrá-los, a fim de que atuem de maneira construtiva, apoiando os objetivos do grupo.
I) Definindo Processos Sociais:
A sociedade está sempre em processo.
Processo social é qualquer ação entre dois ou mais agentes sociais, seja este aproximando ou afastando uns dos outros. Por isso são, de um lado, coesivos ou positivos e, de outro, disjuntivos ou negativos.
II) Conflitos Organizacionais:
1) Definindo Conflito:
O conflito deve ser percebido pelas partes envolvidas, pois sua existência ou não é uma questão de percepção.
Oposição ou incompatibilidade são comuns nas definições de conflitos, pois estabelecem o ponto inicial do processo de conflito.
Robbins define conflito como processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira parte considere importante.
2) As diferentes abordagens na conceituação de conflito:
Segundo Robbins:
a) Visão Tradicional: Todo conflito era ruim e deveria ser evitado. Era resultante da falha de comunicação, falta de abertura e confiança entre as pessoas.
b) Visão das Relações Humanas: Conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim.
c) Visão Interacionista: É a abordagem mais recente e propõe que o conflito não apenas pode ser uma força positiva, como defende que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo.
Alan Rondeau:
a) Modelo Racional: A tomada de decisão organizacional deve ser racional mas “racionalidade limitada” pelas capacidades do gestor. O conflito é inevitável mas é o caráter emotivo e subjetivo que prejudica as organizações.
b) Modelo