arduino
O objetivo deste trabalho é dar embasamento para o projeto de um medidor eletrônico de potência elétrica baseado nos princípios básicos da eletricidade mesclado com infinitas possibilidades de programação de um arduíno. Primeiro é necessário ter mente o que um medidor e o que é um arduíno.
Medidor de potência elétrica (wattímetro)
O medidor de energia elétrica é um dispositivo eletromecânico ou eletrônico que é utilizado pela concessionária (entidade fornecedora de energia elétrica) para medir o consumo de energia elétrica. Este dispositivo está presente na maioria das casas e habitações no mundo moderno e foi criado em 1888 por Oliver Blackburn Shallenberger baseado num medidor de ampère-hora para corrente alternada, passando posteriormente a ser adotado como padrão pela indústria.
Desde sua invenção, o medidor de quilowatt-hora (kWh) passou a ser utilizado pelas concessionárias para medir o consumo da energia elétrica dos seus consumidores, para isso é utilizado dois tipos de medidores: eletromecânico e eletrônico. O eletromecânico utiliza o princípio da indução eletromagnética para o seu funcionamento e o eletrônico funciona através circuitos integrados, sendo ambos projetados para funcionar em tensões puramente senoidais.
Arduíno Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.São flexíveis fáceis de usar e de baixo custo. Uma típica placa Arduíno é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagir em tempo real.
Desenvolvimento
Lista de materiais
1- Arduíno uno.
2- Sensor de corrente invasivo ou não invasivo.
3- Sensor de tensão.
4- Mini protoboard.
5- Cabo USB.
Para o