comportamento organizacional
Consiste no estudo sistemático focando as ações e atitudes dos indivíduos da organização, com objetivo de alcançar produtividade, diminuir que as pessoas estejam fora do foco, reduzir a rotatividade promovendo a cidadania organizacional.
O objetivo do comportamento organizacional corresponde a explicação, previsão e o controle do comportamento humano, preocupando-se com a satisfação no trabalho, atrelada com a eficiência e eficácia.
Atualmente a Gestão da qualidade resume-se na satisfação constante do cliente mediante o aprimoramento continuo, ou seja, vivemos em uma cultura organizacional onde existem desafios, com pessoas de diferentes culturas.
O que é pensamento sistêmico?
As áreas do conhecimento humano que reivindicam uma nova visão de mundo propõe à superação a crise epistemológica e psicológica que segundo alguns pesquisadores ocorre devido o excesso de racionalismo. O pensamento sistêmico é capaz de orientar a sociedade, a educação, a ciência e a tecnologia num novo ideal de mundo e de desenvolvimento, pode ser definido como uma nova percepção da realidade. O ser humano e a ciência criaram preconceitos com a visão holística e sistêmica, e com isso estabelecem divergências difíceis.
O artigo do pensamento sistêmico aborda o conceito de que o ser humano é um ser biopsicossocial, ou seja, somos um sistema dentro de um outro sistema. Esse conceito nus permite administrar os três elementos (corpo, mente e meio-ambiente) como um só. Saber analisar e equilibrar.
A entrevista de Mário Persona aborda o tema “mudança” como um todo, ou seja, tanto de um lado bom quanto ruim, e nus faz analisaras consequências dela diante qualquer situação. Em sete perguntas ele engloba o tem mudança dentro de uma empresa e suas áreas e explica que a mudança deve partir primeiramente da liderança e com ajuda de todos, ou seja, á mudança é algo planejado e conjunto, deve ser feita por partes e processada. Deve-se haver um equilíbrio, mudar não