Biografia de Michelangelo
Michelangelo (1475-1564) foi um pintor, escultor e arquiteto. Considerado junto ao Leonardo da Vinci, um dos artistas mais geniais da historiado ocidente.
Michelangelo nasceu em Caprese Itália, no dia 6 de março de 1475.Na escola interessava-se apenas em desenhar. Aos 13 anos torna se aprendiz no estúdio do Domenicano Ghilarndaio, em Florença. Em 141489 ingressa na escola de escultura de Lourenço de Medici. Convivendo com a elite nobre e intelectual, se empolga pelas idéias do renascimento italiano.
Escultor, pintor, arquiteto e poeta, conjunto de sua obra revela um forte apego ao ideal do homem perfeito. “Belo, Bom e Verdadeiro”. Em 1501, iniciou a escultura de “David”, onde tentou expressar seu ideal de beleza física, criando uma figura exuberante.
Em 150, foi para Roma, chamado pelo Papa Júlio II, para reconstruir a catedral de São Pedro e a edificação de seu mausoléu. No sepulcro de Julio II, realizou uma das maiores obras, “Moises” em cujos traços insinuaram a fisionomia do papa. Para o mesmo mausolomeu esculpiu os “Escravos”. A obra ficou inacabada e sobre ela o escultor disse aos 67 anos. Juventude ligado a ela.
Entre 1508 o Papa Júlio II encarregou o artista de pintar a abibada da “Capela Sistina”na catedral de São Pedro, no vaticano, mesmo sob protestos que não era pintor e sim escultor, realizou durante quatro anos, o exaustivo trabalho que resultou em 300 figuras.
Em Florença de 1523 a 1534, esculpiu as estatuas de “Juliano e Lourenço de Médici”, e as figuras da “Noite”, o “Dia”, a “Aurora” e o “crepúsculo”, reclinadas sobre os seus túmulos.
Durante o pontificado do papa Paulo III, entre 1534 e 1541, Michelangelo pintou na parede do altar da Capela Sistima, o “juizo Final”, onde Cristo aparece como um juiz inflexível e a Virgem assustada. Nesse afresco, só aparece nus, o que causou o grande tumulto e o Papa Paulo IV pretendia destruir a para, mas contentou-se em mandar o pintor Daniel de Volterra velar os nus mais