comportamento organizacional
Desenvolvimento (erliquiose)
Um animal da espécie canino, cuja raça é boxer do sexo Masculino de nome Thor. O proprietário relatou como queixa principal que o cão estava apático há 4 dias e não se alimentava de ração, apenas fígado, estava perdendo peso com rapidez e urinando por gotijamento. O animal começou a apresentar estes sinais clínicos depois que a cadela que mora junto com o cão entrou no cio. No sistema cardio respiratório o dono relatou que na época do frio ele tossia e apresentava secreção nasal. Nos antecendentes morbidos, em 2011, tratou um tvt, mas não terminou o tratamento. A imunização e vacinação, estão em dia, segundo o proprietário. Possui como contactante uma cadela. Possui temperatura retal de 36 C , Tempo de preenchimento capilar 2" , As mucosas estão normocoradas e mucosa bucal está normocoradas.
Nos exames complementares foi diagnosticado TVT, foi realizado hemograma completo. Tratamento - conduto: sol. fisiológico + Bic + transamin + doxiciclina.
Observação: aguardar resultado dos exames, não recomendado a quimio terapia enquanto não tratar o que ele tem.
TVT é principalmente encontrado em animais do sexo feminino que permanecem abandonados nas ruas ou ainda aqueles que freqüentemente atingem as vias públicas. a cirurgia foi empregada somente nos casos que exigiam citorredução neoplásica prévia à terapia com agentes anticancerígenos. O sulfato de vincristina na dose de 0,5 a 1,0 mg/ m2 , administrado semanalmente via endovenosa.
O Tumor Venéreo Transmissível também denominado de Linfossarcoma de Sticker, é uma neoplasia contagiosa. É de origem mesenquimatosa, e sua disseminação ocorre geralmente por contato sexual, porém o TVT também pode ser disseminado através do contato prolongado com superfícies contaminadas de outros animais. Os proprietários mais atentos procuram o atendimento médico veterinário devido a presença de secreção sangüinolenta vaginal ou peniana, além de hematúria. Sendo assim, estas alterações