Comportamento organizacional
No âmbito da cadeira de Comportamento Organizacional, foi-me proposta a realização de um trabalho, cuja elaboração passaria pela análise de um inquérito e por responder a duas perguntas.
Assim, considero que o ponto de partida deste trabalho deverá ser uma reflexão sobre a Liderança.
O trabalhador é considerado como um ser complexo, cujo comportamento na organização resulta de uma multiplicidade de factores motivacionais. O comportamento das pessoas, assim como o dos grupos exige um estilo de liderança adequado.
A liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipa que gera resultados, conseguindo em grupo atingir os objectivos da organização. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva.
Portanto, podemos afirmar que a liderança é a actividade de influenciar pessoas, fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objectivos de grupo; a liderança é, pois, um fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana com vista à prossecução de determinados objectivos.
Resposta às Questões 1. Predomínio de Líderes Tarefa ou de Líderes Relacionamento?
A realização das tarefas é mais importante que o bem-estar das pessoas.
Na primeira questão do inquérito predominam os líderes de tarefa, pois estes não se interessam por pessoas evitando o relacionamento humano. Focam-se, não nas pessoas, mas nas tarefas e nas normas. Em suma, para o líder de tarefa, as pessoas são vistas como meros itens do seu esquema de trabalho, só as aceita quando as tarefas e os objectivos estão a ser cumpridos. Analisando os resultados do inquérito desta questão e comparando as mulheres e os homens em ambos os regimes repara-se, que tanto no regime diurno como no regime nocturno, são os homens que preferem predominar como líderes de tarefa. Ou seja, mais para eles do que para elas, as tarefas são mais importantes do que o bem-estar das pessoas. No entanto,