Relatório titulação de soda cáustica
Determinação da percentagem em massa de NaOH e Na2CO3 presente na soda cáustica.
Dados e Resultados
Para a análise de soda cáustica, onde há uma mistura de NaOH e Na2CO3, o método empregado é a titulação por ácido realizada em duas porções e utilizando dois indicadores diferentes.A primeira porção corresponde a neutralização do OH- e da metade de CO32-, já a segunda titulação corresponde a outra metade de CO32-. Para isso foi transferido 10 mL da solução de soda cáustica de concentração 5,1958 g.L-1 . Na primeira titulação foi utilizada a fenolftaleína e na segunda,alaranjado de metila.A análise foi realizada em duplicata.
Concentração da solução amostra : 5,1958 g.L-1
Volume da amostra : 10mL
Volume de HCl gasto nas titulações com fenolftaleína(VF)
VF1 = 6,15mL VF2= 6,20 mL
VF= 6,18mL
Volume de HCl gasto nas titulações totais ( fenolftaleína + alaranjado de metila) (VA)
VA1 = 6,50mL
VA2 = 6,40mL
VA = 6,45mL
Volume de HCl gasto na titulação com alaranjado de metila (v)
VA-VF= 0,27 mL
.Cálculo da massa e percentagem de NaOH:
. Cálculo da massa e percentagem de Na2CO3
Resultado final : 47 % de NaOH e 5,8 % de Na2CO3
O cálculo do intervalo de confiança foi calculado através do teste de Student , utilizando os resultados coletivos, totalizando 13 resultados, incluindo o resultado individual.
Conclusão
A titulação acoplada, método utilizado na análise da soda cáustica, consiste na adição de fenolftaleína, como 1° indicador, observando-se a mudança de cor de rosa para incolor, indicando o 1º ponto de equivalência.Nesse momento a titulação foi interrompida e adicionou-se o alaranjado de metila, e a mudança de cor observada foi de amarelo para laranja, indicando o 2º ponto de equivalência.
A titulação foi realizada de forma satisfatória e de acordo com os cálculos descritos anteriormente os volumes de HCl utilizados e os valores de massa de NaOH e Na2CO3 encontrados se mostraram dentro dos valores esperados.Apesar do valor de NaOH