Comportamento Organizacional
0,2 em 0,2 pontos
No século XX, a loucura deixa de ser objeto de conhecimento, tornando-se uma experiência de reconhecimento. Uma nova comunidade científica passa a enxergar verdades existenciais no próprio louco, que muitas vezes se identificam com muitas das suas próprias verdades mais elementares, como as paixões, os desejos, as fragilidades, as imaturidades, os infantilismos. Essas ideias são condizentes com:
Resposta Selecionada:
Corretac. Teoria Freudiana (Psicanálise).
Resposta Correta:
Corretac. Teoria Freudiana (Psicanálise).
Feedback da resposta:
Alternativa correta, Teoria Freudiana (Psicanálise), pois a Psicanálise teve enorme importância para o entendimento dos quadros considerados psicopatológicos. Para Freud, a distinção entre o normal e o patológico é uma questão de grau de intensidade da manifestação da doença e não a sua natureza. Isto é, tanto no indivíduo normal quanto no patológico, as estruturas e os conteúdos de personalidade são os responsáveis pelos distúrbios.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
A paranoia, esquizofrenia e psicose maníaco-depressiva (ou mania e melancolia) são doenças mentais que se caracterizam por uma desorganização da personalidade, levando o indivíduo a apresentar perturbações e distúrbios de comportamentos em seu desenvolvimento normal. Quando se manifesta esta alienação da percepção de si e do mundo, de uma forma mais grave, temos:
Resposta Selecionada:
Corretac. Psicose
Resposta Correta:
Corretac. Psicose
Feedback da resposta:
Alternativa correta, Psicose, pois há um rompimento entre o ego e a realidade, ficando o ego sob o domínio do id, ou seja, submetido aos desejos e aos impulsos do id, sem contato com a realidade. A psicose divide-se em: paranoia, esquizofrenia e psicose maníaco-depressiva (ou mania e melancolia). Portanto, a doença mental se caracteriza por uma desorganização da personalidade, levando o indivíduo a apresentar perturbações e distúrbios de comportamentos em seu