hidrografia camboriu
Disciplina: Geografia Ambiental
Professor: Lenildo Almeida
HIDROGRAFIA EM CAMBORIÚ
Victória Paoletti¹
Yuri Farias Lima²
1 INTRODUÇÃO
Cedo o Homem percebeu que os rios lhe seriam de grande utilidade e mesmo antes que se dedicassem à agricultura os povos se estabeleceram às margens do rio. É fácil de entender a razão: se outras vantagens não houvesse, água não lhes faltaria e a pesca assegurava-lhes a subsistência. Além disso, sendo o próprio rio uma via natural de penetração tornou-se muito mais fácil e segura a maneira de viajar. O homem lançou suas embarcações rio acima e abaixo. (WHITE, 1964)
De acordo com Bacia Hidrográfica (2013), bacia hidrográfica é uma área na qual ocorre captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes por causa de suas características geográficas e topográficas.
Entretanto, por mais que as pessoas em geral saibam a importância desse recurso natural finito (bacia hidrográfica), pouco é feito, de forma prática e concisa, para aproveitar o mesmo de forma mais responsável e que perdure por longas gerações. Para melhor entender este tema tão complexo que envolve diversas questões políticas, sociais, econômicas e ambientais; este trabalho acadêmico vem com a proposta de levantar questionamentos sobre o manuseio da bacia hidrográfica do rio Camboriú, para que após analisá-lo, possamos traçar mobilizações fundamentadas em conhecimento concreto do assunto pesquisado e juntamente com a população ocorra uma sensibilização aliada com atitudes para resolver esta questão que influencia a vida de muitos cidadãos, que é o uso da bacia do rio Camboriú.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Apresentar alternativas para um melhor uso da bacia do rio Camboriú.
2.2 Objetivos específicos
Mostrar aspectos gerais do rio Camboriú;
Fazer comparativos com outros rios que tiveram êxito na retomada de vida aquática;
Compreender como recuperar um rio poluído;
Descrever os problemas