Comportamento Organizacional
O comportamento é definido como um conjunto de reações dos indivíduos seja na vida pessoal ou na profissional. Existe um, longo debate sobre os fatores determinantes da personalidade com diversas origens, uma delas é a hereditariedade. Um exemplo citado no capítulo é a separação do casal de gêmeos logo após o nascimento, que anos depois ao se reencontrarem, apresentam as mesmas características pessoais, gostos e preferência idênticos, possuem também características pessoais que só podem ser definidas e atribuídas á uma herança genética.
Um outro fator determinante da personalidade é o ambiente em que o indivíduo se desenvolve, estão ligados á ele as influência familiares, culturais e educacionais, acompanhado de outros que o acompanham do seu nascimento até seu crescimento.
A formação da personalidade segue a seguinte sequência:
Aspectos Hereditários – Personalidade – Aspectos Ambientais
Existem vários tipos de teoria para a origem da personalidade, são elas:
Teoria dos traços: Essa teoria pode ser definida como padrões habituais de comportamento, pensamento e emoção, segundo essa teoria as características são relativamente estáveis ao longo do tempo, pois diferenciam-se entre os indivíduos, por exemplo, algumas pessoas são extrovertidas, outras tímidas, ambas influenciam no comportamento.
Recentemente foi concluído por um grupo de pesquisadores, que era possível reduzir os traços em apenas cinco fatores, que passaram a ser chamados de Big Five (Cinco Grandes). São eles :extroversão, agradabilidade,