teste
O problema conhecido como “decadência de código”, é o problema onde a qualidade de software tende a diminuir, a medida que ocorrem mudanças no ambiente operacional. Para que este problema não ocorra é necessário que o software seja rigorosamente mantido e adaptado as mudanças de ambiente operacional. Existem ferramentas de análise estática que são complementares outras técnicas de monitoramento de qualidade de software, entretanto sua utilização deve ser moderada para se obter melhores resultados, pois, nem todos os problemas de qualidade devem ser considerados igualmente importantes em um determinado contexto. O CQMM define uma abordagem sistemática direcionada a metas, a sua adaptação facilita a identificação e o planejamento de ações corretivas. Existe uma literatura considerável sobre o uso da análise estática e suas ferramentas, ao contrario há poucos trabalhos relacionados com a utilização sistemática desses instrumentos para monitoramento e controle da qualidade de software, especialmente em um contexto organizacional. O artigo baseou-se na aplicação do CQMM dentro de uma organização, onde é descrita a experiência em pilotagem e execução do CQMM.
Métricas de software são rigorosamente utilizadas para avaliar a qualidade dos softwares, a análise estática de código é um importante meio para avaliar e investigar a qualidade do código fonte. Muitas abordagens integram ferramentas de análise estática com resultados, métricas e etc. Estes são colocados muitas vezes na forma de um painel.
CQMM é baseado em um método de avaliação da qualidade interna do software (EMISQ). A qualidade do código é avaliada por meio da análise estática